Hipertensão Arterial

Hipertensão arterial

Quais são os sintomas?

Normalmente as pessoas não apresentam sintomas, sendo que a hipertensão é considerada “uma doença silenciosa”. Eventualmente, alguns pacientes referem cefaleia (dor de cabeça) e dor na região da nuca. Entretanto, é necessário pensar se, por exemplo, a dor de cabeça levou ao aumento da pressão arterial ou o contrário. Por isso, mais importante do que esperar os sintomas aparecerem é fazer consultas médicas regulares para que aos primeiros sinais de pressão arterial elevada as medidas de controle seja iniciadas.

O que causa a pressão alta?

O estilo de vida aliado a predisposição genética são os maiores causadores da pressão arterial elevada. Obesidade, falta de exercícios físicos regulares, vida agitada, uso de cigarro, alimentação rica em gorduras e frituras, uso excessivo do sal de cozinha e consumo de bebidas alcóolicas são fatores que aumentam as chances do desenvolvimento da doença.

Se não tratar a pressão alta, o que pode acontecer?

Quando a pressão arterial elevada se instala no paciente vários órgãos do corpo começam a sofrer também. Com isso, a chance de desenvolver acidente vascular cerebral (isquemia/derrame), insuficiência cardíaca (coração grande/fraco), infarto cardíaco e doença renal crônica aumentam consideravelmente.

Qual é o tratamento?

Por ser uma doença multifatorial (vários fatores podem causá-la) precisamos agir em várias áreas da nossa vida para obtermos melhores resultados: alimentação saudável, peso adequado, abster-se de bebidas alcóolicas e do cigarro e fazer exercícios físicos regulares. Pode também ser necessário uso de medicamentos dependendo do estágio da doença. Mas para isso, é necessária consulta médica para avaliação geral do paciente com avaliação clínica (anamnese e exame físico) e exames de laboratório.

A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença que atinge mais de 20% da população adulta brasileira, levando o paciente a outras complicações graves quando não tratada de maneira adequada. O estilo de vida que vivemos, com alimentação inadequada, estresse, sedentarismo e hábitos nocivos à nossa saúde contribuem para o agravamento da doença. É importante manter consultas médicas regulares para que a doença possa ser reconhecida no seu início e os tratamentos sejam iniciados o mais rápido possível. Também é importante manter consultas médicas regulares nos pacientes que já são portadores de pressão alta, para prevenção de lesão em órgãos como coração, rim e cérebro. Previna-se, consulte seu médico regularmente e comece hoje a ter um estilo de vida mais saudável.

Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos/hipertens%C3%A3o-arterial/hipertens%C3%A3o-arterial. Acesso em 17/08/21